Nós do Vila Camaleão e do Bloco Camaleões do Vila fechamos uma parceria com o Instituto IEDC -Instituto de Estudos Direito e Cidadania. Abraçamos a causa contra o Tráfico de Pessoas. Vai está na nossa camisa do Pré-Carnaval o Slogan: Sou contra o tráfico de pessoas, e você? Informe-se abaixo um pouco mais sobre o tráfico de pessoas.
O que é tráfico de pessoas?
É o recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade principalmente para fins de exploração sexual, trabalho escravo e remoção de órgãos. O consentimento da vítima traficada não afasta o caráter criminoso do tráfico de pessoas.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2,5 milhões de pessoas no mundo são vítimas deste crime a cada ano. O tráfico de pessoas tem duas modalidades: tráfico internacional ou nacional. Na primeira a vítima é levada de um país para outro para ser explorada, enquanto na segunda, o crime ocorre entre cidades ou entre estados.
As modalidades do tráfico de pessoas são:
1º Tráfico para fins de exploração sexual;
2º Tráfico para trabalho análogo ao de escravo;
3º Tráfico para remoção de órgãos e tecidos do corpo humano.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de seres humanos movimenta 31,6 bilhões de dólares por ano, perdendo em lucratividade apenas para o tráfico de drogas e contrabando de armas. Dos casos, 43% estão relacionados à exploração sexual, 32% à exploração econômica e 25% a ambas as formas de exploração ou a razões indeterminadas.
Quem são as vítimas?
No Brasil, as principais vítimas do tráfico são mulheres, travestis e
transexuais, para fins de exploração sexual. Essas pessoas são levadas, normalmente, por via aérea, para Itália, Espanha, Estados Unidos da América, além de países da América do Sul e do Oriente Médio. Estimativas da ONU revelam que 75 mil brasileiras já foram forçadas à prostituição no exterior. Nesses casos, o tráfico ocorre principalmente por meio de convites para viagens, com promessas de ganhos financeiros, melhora de vida ou emprego.
Como ter outras informações sobre o assunto ou fazer uma denúncia?
No Ceará, o Escritório de Enfrentamento ao Trafico de Seres Humanos - TSH em atende pelo telefone: (85) 3454.2199 e pelo email tsh.ce@hotmail.com
Além disso, as pessoas que desejam fazer denúncias ou receber orientações sobre tráfico de seres humanos podem ligar também para o Disque Denúncia: 100 (que é do Governo Federal)
Para maiores informações acessem os sites:
IEDC - www.iedc.org.br
MCTP- www.traficodepessoas.org.br
OIT Brasil - www.oitbrasil.org.br
UNODC- www.unodoc.org.br;
Serviço de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e Meninas –www.smm.org.br
Projeto Trama - www.projetotrama.org.br;
Chame - www.chame.org.br;
Repórter Brasil – www.reporterbrasil.org.br
Esta ação é uma iniciativa IEDC -Instituto de Estudos Direito e Cidadania, do Vila Camaleão, do Bloco Camaleões do Vila e conta com o apoio do Banco do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário