quinta-feira, 11 de abril de 2013

PARABÉNS A PORTELA "CHEIA DE ENCANTOS"!


O samba é o grande responsável pela identidade cultural do Rio de Janeiro, durante o ano todo, muitas pessoas participam de produções ligadas ao "mundo do samba". A "cultura do samba" no Rio, me refiro, ao gênero musical e toda sua rede de significados, de produções, de espaços, de formas de se comportar, de hábitos, de tradições renovadas a cada ano, algo que lhe dá uma especificidade, que são interpretados pelo termo mundo do samba, é proveniente de várias manifestações populares, o samba funciona como memória de um povo. O samba possibilita processos de integração social.

 O Samba e a Portela são contemporâneos. O samba surgiu no Rio de Janeiro nos anos 20 e a Portela fundada oficialmente como um bloco carnavalesco, chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em  11 de abril, de 1923, no bairro de Oswaldo cruz. Mas foi na década de 30 que se firmou com o nome que tem até hoje. A Portela é uma das principais escolas de samba do Rio de janeiro, tem vinte e um títulos, cinqüenta e dois prêmios no total, uma águia como símbolo e as cores azul e branco como marca. Vivenciou momentos de pressão tentando se modernizar para se tornar mais competitiva, ao mesmo tempo, que promovia a defesa do discurso de reduto do samba autêntico. 

O Vila Camaleão parabeniza a Portela cheia de encantos, o orgulho suburbano, aquela que tem seus poetas mais soberanos, a deusa do samba que o passado revela. Um salve a "Majestade do Samba"!!!

"Salve o samba, salve a santa, salve ela
salve o manto azul e branco da portela
desfilando triunfal sobre o altar do carnaval". 
Composição: Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro

Evento de sábado no Vila Camaleão:

Portela, cheia de encantos!
Data: Sábado 13/04
Felipe Araújo e o grupo Pedra do Sal irão fazer uma homenagem aos 90 anos da Portela.
Horário: A partir das 20hrs
Atração Convidada: Grupo Maravilha
Valores: R$5,00 até 22hrs e R$10,00 depois das 22hrs.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário